sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fio da Meada


   Essa semana falamos sobre a meia calça no blog... Quem viu?!? Depois de fazer posts com dicas e truques, pesquisamos a história deste artigo...

    Essa peça surgiu na Mesopotâmia há cerca de 2.200 anos e era uma peça masculina (!). Feita de lã ou algodão, ela servia para proteger do frio e tornar mais confortável a montaria dos soldados que montavam no inverno.

   A tecelagem era uma arte no século XV. As meias-calças tiveram grande importância nos reinos que viriam a formar a Espanha, cuja moda ditava o tom na Europa entre 1550 e 1650. A moda masculina tinha necessidade de criar meias que não enrugassem nas pernas, pois os homens espanhóis mostravam essa parte do corpo com o uso de calças que cobriam somente as coxas. A fama dos grandes tecelões espanhóis logo ultrapassou as fronteiras. Os nobres tinham uma média de oito pares - sinal de muito luxo - e os reis eram presenteados com meias de seda espanholas.



    Por volta de 1780, os materiais se tornaram mais finos, sendo então a meia-calça assumida como acessório tipicamente feminino, caindo em franco desuso entre os homens. (ainda bem!!)Nesta época, a versão mais difundida entre as mulheres era a 7/8, presa por fitas, ligas ou rendas às coxas.

    Nos anos 20 o comprimento dos vestidos e saias começou a mostrar um pouquinho das pernas (apenas os tornozelos!), e nesses casos a meia era obrigatória. Incialmente era de seda ou rayon, e só depois dos anos 40 começou a ser produzida com nylon.
























   O artigo era tão indispensável que durante a escassez de seda ocorrida na Primeira Guerra as mulheres, para simular o uso da mesma, desenhavam um risco na parte de trás das pernas!!





   
    A meia-calça foi introduzida no Brasil pela a Princesa Isabel. Naquela época, era muito comum usar a meia combinada com as cores do vestido!! Existe uma história que conta que as mulheres pagavam as mucamas para saber quantas anágua suas senhoras usavam e acabavam descobrindo também as cores e os tecidos de suas meias...





    Em 1960, o artigo começou a ser produzida com elastano, deixando-a mais confortável.. E com a vinda minissaia, virou um item fashion necessário!!!

    A partir dos anos 70 a popularidade só aumentou…Várias celebridades tornaram-se adeptas do uso das meias-calças, um dos ícones desta “moda”, foi a super pop star Madonna, que usou e abusou do uso das meias, principalmente da meia arrastão!!'Quem lembra?!?



     Atualmente não nos surpreendemos em ver meias-calça em diversas cores e tecidos... 




   Depois de muito tempo longe dos holofotes, quem chama atencão agora é a meia calça cor da pele!!! Depois que Kate Middleton se tornou duquesa de Cambridge, começou influenciar tendências da moda. Além dos vestidos sobrepostos e dos fascinators extravagantes, a duquesa impulsionou a venda de meia-calça desta cor!!! O estilo da duquesa de usar meias cor da pele provocou um aumento de 500% nas vendas do produto, de acordo com um porta-voz de George da Asda. E não é só ela que usa não... 





     Com opiniões fashions divididas (há quem defenda a peça por deixar as pernas com aparência mais aveludada e uniforme e outros que acreditam que a jovem ficou parecida com a rainha-mãe), o fato é que as tais meias-calças cor da pele é um item obrigatório segundo o protocolo de Buckingham. Mas, se Kate é obrigada a usar, tem gente por aí que tá colocando as pernocas de fora só com ajudinha da meia!!

    A irmã da duquesa Pippa Middleton, a ex primeira-dama francesa Carla Bruni, Diane Von Furstenberg, Hayden Panettiere, até a descolada... Sarah Jessica Parker já são fãs das meias cor da pele!! E voce?!? Também vai aderir a essa nova moda?!?



Nenhum comentário:

Postar um comentário