terça-feira, 19 de junho de 2012

Pano pra Manga


     A temporada brasileira de Verão 2012/2013 terminou neste sábado (16.06) em um grand finale poético com o desfile de Samuel Cirnansck. Ao longo de seis dias e 34 desfiles, conhecemos as principais direções das grifes que desfilaram para o próximo verão. De Ipanema à África, passando pelo Pará, de ninfas a guerreiros urbanos, ciganas e baianas, um mundo de referências surgiu. O evento também teve seu viés político com um manifesto organizado por Paulo Borges, Alberto Hiar e diversos estilistas, pedindo ao governo um plano de incentivo à moda brasileira.


Raquel Davidowicz, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Thomaz Azulay
e Lino Villaventura 


     Já não é de hoje a discussão sobre a falta de incentivo à indústria da moda brasileira. A falta de mão de obra capacitada, a falta de investimento na produção local, os custos de importação que encarecem o produto final e os altíssimos impostos são alguns dos temas que estão na lista de reclamações dos profissionais do setor.

     Com a chegada em peso das marcas de luxo estrangeiras ao país, o Brasil se viu em uma enrascada: o produto final brasileiro anda caríssimo e tem recebido comparações aos das grifes internacionais, muitas com mais de um século de expertise e história e com um marketing feroz. A cadeia da moda aqui no país está cansada de lutar por melhorias sem o apoio do governo — lembrando que essa indústria é uma das maiores geradoras de empregos no Brasil.

   Por conta disso, no último dia de SPFW Verão 2012/2013, ao final do desfile da Cavalera, muitos estilistas resolveram se juntar para enviar uma mensagem: “Presidenta Dilma, precisamos falar com você! A moda agradece”. A proposta é simples: a indústria, que é a segunda no país que mais gera emprego, quer conversar com a presidenta. A iniciativa surgiu de “muitas discussões e conversas uns com os outros e achamos que tínhamos que conversar todo mundo junto e levar um só recado”, explica Paulo Borges, CEO da Luminosidade, empresa organizadora do SPFW. É a primeira vez que o SPFW realiza um manifesto político, com o objetivo de buscar uma aproximação com o Governo Federal para, em conjunto, formular uma política econômica que torne a moda brasileira ainda mais competitiva. No próximo dia 26, Paulo Borges e estilistas vão se reunir em São Paulo para definir os pontos que irão integrar o manifesto com reivindicações do setor e que deverá ser apresentado à presidente Dilma Rousseff.




  A equipe Mércia Bicalho também apóia as idéias desse manifesto... E acha que essa é uma questão e tanto para se pensar e debater... Quem trabalha com moda sabe que o setor realmente precisa de investimento e incentivo, não acham? Afinal, moda é coisa séria! Esperamos que Dilma leve em consideração o pedido, porque as melhorias poderão atingir para um pais inteiro que está em pleno desenvolvimento e crescimento!!

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